MAPA e IFMT implantam Programa de Piscicultura para fomentar a produção na Baixada Cuiabana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária e do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, o programa “Piscicultura Mais Vida” começa a ser desenvolvido na região da Baixada Cuiabana.

O anúncio foi feito pelo ministro Carlos Fávaro, no último sábado, em ato na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento.

A unidade conta com 27 tanques para piscicultura e a projeção é de que sejam produzidos até um milhão e meio de alevinos por ano.

O programa prevê o fornecimento gratuito dos alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que disponham de estrutura e condições para criação de peixes e, de forma subsidiada, para agricultores familiares.

Com investimento de um milhão de reais do Ministério da Agricultura, a Estação de Piscicultura da Embrapa será um centro de formação continuada para criadores de peixes com cursos de instrução e nivelamento, além de se tornar um centro de referência na produção de alevinos.

A expectativa é atender cerca de mil 500 famílias com mil alevinos para cada uma delas.

O Reitor do IFMT, professor Júlio César dos Santos, ressaltou a importância da instituição contribuir com os projetos da Embrapa Baixada Cuiabana.