MAPA comemora recorde de exportações do agronegócio em setembro apesar do cenário externo desafiador

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Internet/MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Brasil registrou, em setembro de 2025, o maior valor de exportações do agronegócio para meses de setembro desde o início da série histórica.

Foram exportados quase 15 bilhões de dólares, alta de 6,1% na comparação com setembro de 2024.

O setor respondeu por 49% de todas as exportações brasileiras no mês.

O avanço foi sustentado, sobretudo, pelo aumento dos volumes embarcados que somaram 7,4%, em um cenário de leve recuo dos preços médios internacionais com menos 1,1%.

No acumulado do ano, as exportações brasileiras do agronegócio registraram incremento de 0,7%, tendo sido exportados, de janeiro a setembro, mais de 126 bilhões de dólares.

O agro tem trazido ao país mais de 111 bilhões de dólares no acumulado do ano de superávit comercial, contribuindo para o equilíbrio das contas externas do Brasil.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o desempenho confirma a resiliência do setor na economia.

Ele lembrou que os resultados de setembro mostram, que mesmo diante de um cenário externo desafiador, a competitividade do agronegócio brasileiro e o acerto na estratégia reforçada a partir de 2023 de abertura, que buscou a ampliação e diversificação de mercados e produtos.

Até o momento, foram abertas 444 novas oportunidades para os produtores e exportadores brasileiros.

Além dos itens mais tradicionais da pauta exportadora, o governo brasileiro tem trabalhado intensamente na diversificação da pauta e no acesso a nichos com maior valor agregado.

A estratégia reúne abertura e ampliação de mercados, promoção comercial e suporte às cadeias produtivas, para ganhar presença especialmente em destinos da Ásia, Europa e América do Norte.