Mapa comemora feito inédito ao abrir 200 novos mercados internacionais em 20 meses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária alcançou na última quarta-feira, um feito inédito ao abrir 200 novos mercados internacionais em pouco mais de 20 meses.

Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 60 novos destinos foram contemplados, ampliando a presença do agronegócio brasileiro em todos os continentes.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços destacou que hoje o Brasil é um grande protagonista planetário em segurança alimentar, energética e clima.

As aberturas recentes de embriões para a Rússia e erva-mate para Angola e Coreia do Sul foram essenciais para atingir a marca.

De acordo com a secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, a conquista reforça a estratégia do governo de fortalecer o comércio exterior e diversificar as exportações, consolidando o Brasil como um dos maiores players globais no setor agropecuário.

Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que a abertura de novos mercados comprova a competitividade e confiabilidade do setor produtivo brasileiro, reconhecido em mais de 200 países pela sua qualidade sanitária.

Fávaro lembrou que essa expansão internacional impulsiona as exportações, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial, gerando divisas, empregos e renda ao homem do campo.

Somente neste ano, já foram abertos 122 novos mercados, com quase todos os meses estabelecendo recordes históricos.

As aberturas incluem não apenas produtos tradicionais do Brasil, como carnes e soja, mas também uma diversificada gama de produtos agropecuários, como pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, erva-mate, arroz, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen.