| Mais de mil presos de Mato Grosso fizeram as provas do Enem no domingo.mp3 |
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti
Um total de mil 161 reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso participaram, no último domingo, do primeiro dia do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa.
De acordo com dados do Núcleo de Educação Penitenciária, as provas foram realizadas em 26 Cadeias Públicas, cinco Penitenciárias, quatro Centros de Ressocialização e em três Centros de Detenção Provisória, totalizando 38 unidades penais.
Para a realização das provas, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem firmar um termo de compromisso junto ao Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
O registro dos candidatos deve ser realizado pelo responsável pedagógico de cada unidade.
A coordenadora do Núcleo, Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, comenta que a prova é uma nova chance de ressocialização para formação e ingresso do indivíduo no mercado de trabalho.
O saldo positivo de inscrições para o Enem deste ano é reflexo dos investimentos por parte do Governo do Estado na educação de presos.
Em 2021, Mato Grosso foi reconhecido como o terceiro estado que mais investiu em Educação de Pessoas Privadas de Liberdade, com mais de 83% da população carcerária estudando.
O Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias mostra que no primeiro semestre de 2021 o Estado tinha 10 mil e nove presos estudando, de um total de 12 mil e 40, o que representa 83,13% da população carcerária.
Mato Grosso ficou atrás apenas dos estados do Maranhão e de Santa Catarina.