Mais de cinco mil atendimentos foram feitos pela Ouvidoria do Estado no primeiro trimestre

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Vinícius Antônio

A Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso atendeu cinco mil duzentas e 19 manifestações da população no primeiro trimestre de 2020.

A maioria das demandas foram solicitações relacionadas a andamentos de processos e esclarecimentos de dúvidas sobre como acessar os serviços públicos.

Conforme balanço da Controladoria Geral do Estado, 41,5% das cinco mil duzentas e 19 participações sociais foram solicitações.

Já 32% foram reclamações, 13,1% denúncias, 8,2% elogios, 3,6% pedidos de informação e 1,7% sugestões.

Os órgãos mais demandados foram Educação, Saúde, Detran, Procuradoria Geral do Estado, Sefaz, Planejamento e Gestão, Controladoria e Junta Comercial.

Juntas, as oito instituições somaram 77% dos registros.

Os temas mais recorrentes foram débitos de dívida ativa, veículos, atendimento ao contribuinte, regulação de serviços de saúde, apuração de responsabilidade de agente público, recrutamento e seleção de professores da rede estadual, direitos, obrigações e vantagens dos servidores públicos.

Quase 80% das manifestações na Rede de Ouvidorias foram respondidas em até 30 dias, sendo 59% delas respondidas em até cinco dias.

O prazo regulamentar para resposta é de até 15 dias, prorrogáveis por mais 15.

O principal meio de acesso à Ouvidoria foi pelo link do Fale Cidadão disponibilizado no Portal do Estado e nos sites oficiais dos órgãos e das entidades estaduais.

Este meio de entrada foi utilizado em 85,5% das demandas.

O whatsapp 65 9 8476-6548 foi o segundo mais utilizado, com 5,04% dos registros

O e-mail ouvidoria@controladoria.mt.gov.br apareceu na sequência, com 3,93% das manifestações.

Já os telefones 162 e 0800 647 1520, foram utilizados em 2,30% das entradas. 

As demais demandas foram direcionadas à Rede de Ouvidorias por aplicativo, carta ou presencialmente.

 

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