Mais de 48 mil pequenos negócios foram registrados em Mato Grosso em 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Ao longo de 2023, mais de 48 mil pequenos negócios foram registrados em Mato Grosso, de acordo com a Receita Federal.

Os números, analisados pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, mostram que a maioria desses novos empreendimentos, ou seja, 65%, é formada por MEI’s, Microempreendedores Individuais, que corresponde a cerca de 31 mil novos empreendimentos.

O gerente de Relacionamento do Sebrae Mato Grosso, Fernando Holanda, explica que, em 2023, a instituição atendeu cerca de 100 mil pequenos negócios no Estado, sendo que deste total, quase 54 mil são MEI’s, outras 35 mil são microempresas e nove mil foram Empresas de Pequeno Porte.

Ele ressalta a importância da atuação do Sebrae para fortalecer o pequeno negócio e o aumento do empreendedorismo em Mato Grosso.

Holanda destacou ainda que em 2023, a rede estendida de atendimento do Sebrae Mato Grosso foi ampliada, com a inclusão de 36 novos municípios, o que garante uma cobertura de 89% do território, ou seja, o Sebrae está em 125 das 142 cidades mato-grossenses.

Conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas, as principais atividades registradas em 2023 foram as voltadas para promoção de vendas, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, além de obras.

 A integração de 100% dos municípios do estado à Redesim, Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, contribuiu com o processo de desburocratização de abertura de novas empresas.