| Mais de 40 mil doações voluntárias de sangue foram coletadas pelo MT Hemocentro.mp3 |
Vinícius Antônio
O MT Hemocentro encerrou o ano de 2019 com mais de 40 mil coletas de doações de sangue e mais de 12 mil tratamentos de pessoas portadoras de doenças do sangue em seu ambulatório.
Além disso, o banco de sangue realizou cerca de 30 mil distribuições de hemocomponentes do sangue para as unidades públicas de transfusão, localizadas na baixada cuiabana, e para as 15 unidades de coleta e 29 agências transfusionais, que atendem a população de 94 municípios do interior do Estado.
Toda essa estrutura funciona o ano todo e promove campanhas externas e internas para coletar doações que têm o objetivo de manter o estoque de bolsas de sangue e abastecer os hospitais e prontos-socorros públicos no Estado.
Em 2019, foram realizadas 46 campanhas externas, por meio da equipe que compõe o hemobus, ônibus de coleta externa. A unidade móvel percorreu 11 cidades, 13 órgãos públicos, 15 empresas particulares e atuou em três mutirões em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com o apoio da iniciativa privada.
No mesmo período, o MT Hemocentro realizou 37 campanhas internas em parceria com cinco órgãos públicos e com 28 empresas particulares.
De acordo com dados estatísticos da unidade especializada, pessoas do sexo masculino são os que mais fazem doações de sangue, com a participação de 22 mil 981 doadores, já pessoas do sexo feminino registram 17 mil 255 doações.
Em relação à faixa etária, o público que mais doa sangue tem idade acima de 29 anos, com um total de 25 mil 688 doadores e, na faixa etária entre 18 a 29 anos, foram 14 mil 521 doadores.