| Mais de 40 cidades de Mato Grosso vão enfrentar calor intenso esta semana.mp3 |
Foto da manchete: Luiz Alves | Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Dados do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, apontam que Cuiabá foi a capital mais quente do Brasil no último fim de semana.
A temperatura máxima registrada na capital mato-grossense no sábado foi de 40,8º graus centígrados.
As previsões apontam que o recorde de calor do município poderá ser quebrado novamente nos próximos dias.
A segunda mais quente foi Palmas, no Tocantins, com 38,5º graus e depois Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com 38º graus.
Já no domingo, Cuiabá registrou máxima de 40,8º graus na sombra.
Os próximos dias serão de calor intenso em Cuiabá. As previsões indicam possibilidade de recorde de calor e de baixa umidade para a capital.
Todos os dias terão temperaturas máximas em torno da casa dos 40ºC. Sem chances de chuva, a umidade mínima pode chegar a 6%.
Níveis abaixo de 12% são considerados como estado crítico de emergência e altamente prejudiciais para a saúde humana.
Segundo o Inmet, nesta terça-feira, a temperatura máxima pode atingir 41ºC. A umidade relativa do ar fica baixa, com índices entre 50% e 10%.
Na quarta-feira, a máxima fica em 40º graus. A umidade fica entre 65% e 15%. Na próxima quinta-feira, a temperatura pode chegar novamente a 41º graus. A umidade fica entre 15% e 70%.
Rondonópolis deve ser a cidade mais quente nos próximos dias. As máximas variam de 40° a 45° graus centígrados.
O Inmet alerta que 44 cidades de Mato Grosso vão sofrer com o calor intenso nos próximos dias, com a temperatura podendo atingir 45° graus em algumas delas.
Os municípios de Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Guiratinga, Jaciara, Pontes e Lacerda, Rosário Oeste e Várzea Grande, estão na lista das campeãs do calor para os próximos dias.