| 04 Mais de 250 mil famílias vão receber o bolsa família em Mato Grosso este mês.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Estado de Mato Grosso tem, neste mês de dezembro, 251 mil e 55 famílias contempladas pelo Bolsa Família.
O investimento federal supera os 172 milhões de reais, o que assegura um valor médio de benefício de 690 reais, aos contemplados nos 142 municípios do estado.
O cronograma de pagamentos começou nesta terça-feira, e segue até o dia 23, de acordo com o final do NIS, Número de Identificação Social.
No pacote de benefícios incluídos na retomada do programa em 2023, pouco mais de 158 mil crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância em Mato Grosso, um adicional de 150 reais destinado a cada integrante dessa faixa etária na composição familiar.
O investimento para assegurar o repasse a esse público é de mais de 21 milhões de reais.
O Bolsa Família também prevê outros benefícios complementares, no valor adicional de 50 reais, que chegam a mais de 233 mil crianças e adolescentes de sete a 18 anos, além de beneficiar mais de 20 mil gestantes e seis mil nutrizes. Para esses pagamentos, o investimento federal supera os 11 milhões de reais.
Em dezembro, o Bolsa Família alcança, em seu grupo prioritário, duas mil 190 famílias em situação de rua, 11 mil 248 de indígenas, mil e 64 de quilombolas e 276 famílias com crianças em situação de trabalho infantil em Mato Grosso.
O programa do Governo Federal ampara neste mês 745 famílias com pessoas resgatadas de trabalho análogo a escravidão e dois mil 787 de catadores de material reciclável.
No total, são quase 19 mil famílias contempladas nos grupos prioritários no estado mato-grossense.
Com pouco mais de 41 mil famílias contempladas, a capital Cuiabá é a cidade com maior número de beneficiários do Bolsa Família neste mês.
Na sequência dos cinco municípios com maior número de famílias atendidas em Mato Grosso estão Várzea Grande com mais de 27 mil, Rondonópolis com quase 13 mil, Cáceres, nove mil 145, e Barra do Garças com seis mil 354.
Cidade com 16 mil 909 habitantes e mil 804 famílias atendidas neste mês, Campinápolis é o município mato-grossense com maior valor médio em dezembro: atingindo 931 reais.