| Mais de 12 mil novas empresas foram abertas no Estado em 2019.mp3 |
Vinícius Antônio
O segmento que mais cresceu em Mato Grosso em 2019 foi o de Serviços, com a abertura de sete mil 847 novas empresas, destas, 710 são filiais registradas pela Junta Comercial de Mato Grosso.
No total, a economia regional ganhou 12 mil 741 novos empreendimentos funcionando no estado entre os meses de janeiro e novembro deste ano.
O comércio foi o segundo setor que mais cresceu, com a abertura de cinco mil 348 novas empresas, sendo mil e 15 filiais. Por último, o número de indústrias teve um incremento de 972 novos empreendimentos, com a abertura de 110 filiais.
Boa parte das novas empresas foram abertas a partir do registro automático, implantado na Junta Comercial em junho de 2019. Por meio da ferramenta tecnológica, é possível abrir uma empresa pela internet, de forma rápida. O tempo médio de análise de um processo digital neste ano foi de 7 horas, mas se realizada em dias úteis, a empresa pode ser aberta em minutos.
Além da agilidade, o processo digital traz mais segurança para os empresários, já que a ferramenta diminuiu drasticamente a taxa de erros na abertura de empresas.