Mais da metade da população de Mato Grosso mora em casas próprias quitadas, diz IBGE

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicou nesta quinta-feira, informações sobre as condições habitacionais no Brasil.

Em Mato Grosso, 54,23% da população vive em casas quitadas em que pelo menos um dos moradores é proprietário, segundo o levantamento.

Apesar de representar mais da metade da população do estado, o índice está abaixo da média nacional, que é de 72,7%.

Outros 9,77% dos lares em Mato Grosso possuem ao menos um proprietário morando, mas ainda estão sendo financiados.

Já 27,78% dos mato-grossenses vivem em imóveis alugados, enquanto 7,4% ocupam casas cedidas ou emprestadas.

Ainda de acordo com o IBGE, a maioria dos domicílios no estado é composta por casas, com um milhão 150 mil e 895 unidades, seguidas por apartamentos, 81 mil 157, e casas em vilas ou condomínios são 35 mil 479.

Apenas uma pequena parcela ocupa moradias como cortiços. Nesse caso são seis mil 771 pessoas. Morando em estruturas degradadas são 652.

No que diz respeito à infraestrutura, apenas 33,98% das casas em Mato Grosso estão conectadas à rede de esgoto, e 80,74% têm abastecimento de água pela rede geral.

A coleta de lixo alcança 88,68% dos domicílios, enquanto 99,08 possuem banheiros de uso exclusivo.