Maior parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães já foi reaberto

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio - Da redação

Com algumas limitações, foi reaberto o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. As restrições foram impostas pelo ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O parque foi completamente fechado devido as queimadas que atingem a região desde o começo do mês. 

Segundo o Instituto, os incêndios já estão controlados, porém continuarão fechados, por medidas de segurança o Vale do Rio Claro e São Gerônimo até que a situação climática se normalize.  

As chuvas na região de Chapada dos Guimarães começaram na última semana e aliviaram a situação crítica em que estava o município que empregou mais de 20 milhões de reais no combate as queimadas, segundo a prefeitura.

Em média, o Parque recebe anualmente, 16 mil visitantes, entretanto, devido ao tempo em que permaneceu fechado, estimasse que em 2019 o número de turistas chegue apenas a 10 mil.

As autoridades ainda recomendam as pessoas que vão fazer trilha no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que reforcem a quantidade de água e mantenha-se hidratados, devido as altas temperaturas e baixa qualidade do ar.

 

A previsão aponta ainda para região, uma semana chuvosa, o que deve favorecer o volume das quedas d’água que atraem os turistas para o município.

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.