A campanha Setembro Amarelo tornou-se oficial com a sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A campanha Setembro Amarelo tornou-se oficial com a sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e sua publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira.
A norma estabelece também 17 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção da Automutilação e, 10 de setembro, como o Dia Nacional de Prevenção do Suicídio.
A campanha Setembro Amarelo deverá ser realizada anualmente no mês de setembro, em todo o território nacional, com ações que englobem a prevenção à automutilação e ao suicídio.
Também serão destinadas atividades para a conscientização sobre a saúde mental.
Pela norma, caberá ao poder público, em conjunto com instituições, organizações não governamentais e sociedade civil, a promoção de atividades, eventos e campanhas de conscientização que alertem sobre os riscos da automutilação e do suicídio, assim como os recursos disponíveis para apoio e tratamento.
A ideia também é reduzir o estigma e os preconceitos associados a questões de saúde mental; promover a empatia, a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios relacionados à automutilação e ao suicídio; e estimular a busca por ajuda profissional.
O poder público poderá fazer atividades educativas nas escolas e comunidades, como iluminação de prédios públicos com a cor amarela, além de palestras, eventos e campanhas informativas.