| 02 Lula “banca” Carlos Fávaro e descarta mudança no comando do Ministério da Agricultura.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu a aliados que não tem a intenção de sacrificar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para colocar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no governo.
Uma eventual indicação de Lira à pasta seria apoiada pela bancada do PP na Câmara.
Ao ver crescer os rumores sobre troca na Agricultura, o presidente tratou de avisar que está satisfeito com Fávaro e não vê como Arthur Lira poderia expandir o contato com o agronegócio.
Apesar das dificuldades, Lula avalia que Favaro consegue manter esse diálogo dentro dos limites possíveis e faz boas entregas.
Nomes próximos a Lira interpretam a mensagem de Lula como um freio na intenção de recebê-lo no governo. Já que não há outro espaço em disputa nem Lira aceitaria ser acomodado em um ministério menor.
Auxiliares de Lula, porém, alertam sobre os riscos em deixar Lira “solto” na Câmara dos Deputados com receio de que o ex-presidente reforce a oposição ao governo.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi o responsável por frear a ofensiva do PP para tomar o ministério de Fávaro.
Kassab e Lula se encontraram recentemente. Os dois conversaram sobre o fortalecimento da aliança do PSD e PT, focando na candidatura à reeleição do presidente em 2026.