| 02 Lúdio pede que Ministério Público apure crimes de Abílio contra adolescentes e bullying virtual.mp3 |
Foto da manchete: Gilberto Leite/ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, denunciou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, do PL, ao Ministério Público de Mato Grosso para que sejam apurados possíveis crimes contra crianças e adolescentes expostos indevidamente nas redes sociais pelo prefeito.
Abílio publicou vídeos em que humilha e ridiculariza estudantes da Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro durante evento realizado pelo Governo de Mato Grosso.
Lúdio afirmou que mais do que expor os jovens, o que ele fez é cometer um crime, que ainda está acontecendo nas redes sociais dele. É um crime continuado de cyberbullying contra aquelas crianças e adolescentes, e isso precisa de ação da polícia, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Segundo o deputado é inaceitável o prefeito de uma cidade, que é responsável pela educação de milhares de crianças nas creches, na pré-escola e no ensino fundamental, entrar em uma escola estadual, e tentar fazer graça com os estudantes.
Lúdio encaminhou a representação à Procuradoria Especializada da Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público.
O parlamentar pede que as ações de Abílio sejam apuradas e que o prefeito seja responsabilizado nas esferas cível, criminal e administrativa, além de possíveis punições previstas no ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ele também pede no documento que o conteúdo seja removido das redes sociais do prefeito, "pois configura-se ambiente aberto e permanente de exposição de situação vexatória bem como de linchamento virtual de crianças e adolescentes".
Os seguidores de Abílio passaram a atacar os adolescentes sem qualquer tipo de moderação aos comentários por parte do dono do perfil.
Tudo começou quando Abílio participou de um evento realizado pelo Governo do Estado na escola estadual Alice Fontes Pinheiro, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá, no dia 14 de agosto.
Ao interagir com os estudantes, Abílio tirou uma foto quando os adolescentes fizeram o sinal do "L", em referência ao presidente Lula. O prefeito gravou toda a situação e depois foi atrás dos adolescentes questionando se haviam sido eles que fizeram o símbolo com as mãos.
O prefeito perguntou se os adolescentes sabiam fazer a conta de multiplicação de 4x4, no que os estudantes não responderam.
Em seguida Abilio diz: "Sabe fazer o L, mas não sabe quanto é 4x4.... Aí é difícil. Educação nível 'todes’, não vão chegar à faculdade.