Lúdio cobra governador e Seduc pela falta de vigilantes em escolas estaduais a noite

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Cami Barros

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, enviou um requerimento de informações e providências ao governador, Mauro Mendes, e ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, sobre a falta de vigilantes, em especial no período noturno, nas escolas estaduais.

A falta dos profissionais tem dado brecha para que criminosos cometam furtos de fios de cobre, equipamentos eletrônicos e outros materiais, prejudicando a realização de aulas na rede estadual.

O parlamentar enfatizou que a insegurança nas escolas precisa de medidas urgentes.

O requerimento foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa na última semana.

A iniciativa do deputado foi tomada após reclamações da comunidade escolar e notícias em relação ao furto de fios de cobre na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza em Cuiabá.

Além do prejuízo financeiro aos cofres públicos, a unidade ficou uma semana sem aulas, prejudicando o aprendizado dos cerca de 300 alunos.

No documento, Lúdio pede informações sobre a quantidade de vigilantes em exercício em cada uma das escolas e municípios, a carga horária semanal de trabalho, e os períodos atendidos, com informações sobre a cobertura no período noturno.

O parlamentar questiona ainda, diante das notícias de furtos desde o ano passado, quantas escolas registraram esse tipo de crime nos últimos cinco anos, desde 2020.

A Seduc precisa informar ainda a estimativa dos prejuízos financeiros decorrentes dos furtos registrados nas escolas nesse período.

De acordo levantamento de Lúdio Cabral, pelo menos sete escolas foram atacadas por criminosos nos últimos dois anos.