Livro lançado em Cuiabá conta a epopeia do combate à febre aftosa em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Maurício Barbant
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O lançamento do livro “Adeus ao vírus – Erradicação da febre aftosa: a participação de Mato Grosso na maior epopeia veterinária das Américas” reuniu várias gerações de médicos-veterinários, produtores rurais, jornalistas e outros profissionais ligados ao setor agropecuário, no auditório da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, no final da última semana.
Escrita pelos jornalistas Martha Baptista e Sérgio de Oliveira, com supervisão do Fesa, Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso, a obra resgata em mais de 300 páginas a história de sucesso do combate à febre aftosa.
No final de setembro de 2020, os autores começaram a ouvir os primeiros depoimentos de pessoas que trabalharam em prol da erradicação da enfermidade de maior impacto econômico na cadeia produtiva da carne.
Mais de 70 entrevistas foram realizadas com fontes de Mato Grosso e outros estados, da capital federal, Bolívia e outros países.
Diversos protagonistas dessa saga, descrita como a maior epopeia veterinária das Américas, fizeram questão de estar presentes ao evento de lançamento.
Na opinião do presidente do Fesa Mato Grosso, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o resgate da história de combate à febre aftosa torna-se especialmente importante no momento em que Mato Grosso está caminhando para a retirada da vacinação contra a doença em todo o seu território.
O livro publicado pela Entrelinhas Editora, como parte da série Memória do Agronegócio, conta como o vírus da aftosa foi identificado no século XVI, na Itália, chegando às Américas no século XIX, e como foi sua erradicação em países como os Estados Unidos, onde não circula desde 1929.
Resgata também a traumática experiência de quem lidou com a doença quando ainda não havia disponibilidade de vacinas no país.
A obra traz ainda um panorama da situação atual no continente sul-americano, onde apenas a Venezuela registra casos da doença, e abre espaço para a discussão do momento: se o Brasil está realmente preparado para retirar a vacinação.
O livro não será vendido e sua distribuição é feita pelo Fesa a Sindicatos Rurais, universidades, pesquisadores e órgãos do setor agropecuário.
Os interessados em conhecer a obra podem entrar em contato com o Fesa pelo site www.fesamt.com.br.