| Linhas de crédito liberadas pela Desenvolve MT beneficiaram pequenos negócios em 92 municípios.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Foto: Meneguini/Gcom-MT
Texto do áudio:
A Desenvolve MT, Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, fecha os quatros anos da atual gestão do Governo de Mato Grosso com mais de 60 milhões de reais em linhas de crédito liberadas para os pequenos negócios, contribuindo para a geração de emprego e renda nos municípios mato-grossenses.
Foram 92 municípios atendidos por meio da plataforma digital e agentes de crédito credenciados, enquanto os valores liberados aumentaram em 375% no período.
Saltaram de quatro milhões e meio de reais em 2019, quando a carteira de crédito estava com demanda reprimida, para mais de 21 milhões até o início de dezembro de 2022.
O número de municípios beneficiados também aumentou, de 11, em 2019, para 92, em 2021.
No mesmo período, o capital social da Desenvolve MT cresceu mais de 11 vezes, saltando de 17 milhões em 2019 para 200 milhões de reais em 2022.
Durante a pandemia da Covid-19, a agência foi um forte instrumento de apoio para a sobrevivência do empreendedorismo em todo o Estado.
Entre 2020 e 2021, os setores mais afetados, como os MEIs, microempreendedores individuais, bares, restaurantes, eventos e turismo foram socorridos, por meio do crédito emergencial, com um total de 21 milhões de reais liberados.
O aumento do limite de financiamento, aliado à redução das taxas de juros, possibilitou aos empreendedores a continuidade dos investimentos em seus negócios, seja em ampliação, modernização, aquisição de máquinas, equipamentos ou de veículos, entre outros.