Levantamento aponta que sete pessoas morreram por acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: SES-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Mato Grosso registrou mil 698 acidentes por animais peçonhentos de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

 

No mesmo período do ano passado houve dois mil e 86 casos no Estado, o que representa uma queda de 18,6% na comparação.

Neste ano, foram 676 acidentes envolvendo serpentes, 604 com escorpiões, 164 com aranhas, 117 com outros animais peçonhentos, bagres, arraias, formigas, vespas e marimbondos, 114 com abelhas, nove com lagartas e 104 casos com animal não identificado.

Foram confirmadas sete mortes por acidentes com animais peçonhentos no Estado no mesmo período: cinco por serpentes, um por marimbondo e um por abelha.

Outras seis mortes foram notificadas e estão em investigação, sendo quatro por serpentes, um por escorpião e um por animal não identificado.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a secretaria estadual tem investido na capacitação de profissionais para atender essas ocorrências, além de atuarem nas orientações preventivas.

A Secretaria de Saúde recomenda a população que mantenha quintais e jardins limpos, sacuda roupas e calçados antes de usar, vede frestas, ralos e buracos em casa, afaste camas e berços das paredes, use telas de proteção em ralos e janelas, entre outros cuidados.

Em relação aos primeiros socorros, é recomendado lavar o local da picada com água e sabão; se possível, fotografar o animal que provocou o acidente; e procurar imediatamente uma unidade de saúde.