Lei Henry Borel é sancionada em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Agência Brasil

Por Jacques Khalil | Rádio TJ - Cuiabá

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso a Lei 12 mil e 97 de 2023, que cria a Patrulha Henry Borel.

A Patrulha tem como objetivo atender crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo a efetividade da Lei Federal número 14 mil 344 de 2022, conhecida como Lei Henry Borel, que trata especificamente da prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.

A Patrulha segue a mesma estrutura utilizada pela Patrulha Maria da Penha, porém voltada para o atendimento de crianças e adolescentes.

A elaboração da minuta da Lei 12 mil e 97 de 23 foi idealizada pelo Juiz Jamilson Haddad Campos, titular da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.

A iniciativa teve total apoio da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino da Silva, e visa a capacitação dos profissionais de segurança pública, conselheiros e conselheiras tutelares sobre a aplicação da Lei Federal Henry Borel 14 mil 344 de 2022.

A Lei Henry Borel torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos e estabelece medidas protetivas específicas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.