Lançado em Cáceres o programa de Produção Sustentável de Bezerros no pantanal mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

Foi lançado no último fim de semana, no Sindicato Rural de Cáceres, o programa de Produção Sustentável de Bezerros que vai atender inicialmente 100 propriedades rurais do Pantanal.

O programa vai auxiliar os pecuaristas na transição de baixa tecnologia para alta performance, visando a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia. 

Durante o evento, o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, destacou a importância do projeto para o Pantanal, região que corresponde a cerca de 7% do território mato-grossense e possui mais de 903 mil quilômetros quadrados de extensão.

“A pecuária é uma atividade econômica desenvolvida há décadas no Pantanal, cuja adoção de tecnologia aplicada aos sistemas produtivos foi ficando defasada com o passar dos anos e o programa vai impulsionar o uso de tecnologias, investimentos para a execução das atividades e garantirá suporte aos produtores rurais locais”, ressaltou Corral.

Até 2023, estão previstos investimentos de mais de 615 mil euros, por meio da IDH, Iniciativa para o Comércio Sustentável, Grupo Carrefour, em parceria com a Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso e Nutron/Cargill.

O projeto tem o apoio da Agrojacarezinho, Sindicato Rural de Cáceres e Unemat, Universidade Estadual de Mato Grosso.  

Os investimentos serão destinados 50% para pequenas propriedades, 30% para médias e 20% para as grandes.

O programa vai oferecer aos criadores de bezerros assistência técnica para regularização fundiária e ambiental, intensificação da produção de áreas naturais, investimentos e acesso a mercados.

Para a presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz, o programa vai alavancar a produção de bezerros garantindo a sustentabilidade, que é uma das tendências para a aquisição de proteína vermelha nos próximos anos nos mercados nacionais e internacionais.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.