08 Lácteos setor vê 2025 positivo, mas com desafios para garantir rentabilidade.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O setor lácteo brasileiro previu que o próximo ano será positivo para o setor, mas com alguns desafios para a manutenção da rentabilidade da atividade no médio prazo.
Em reunião em Porto Alegre entre lideranças do setor industrial e dos produtores gaúchos, durante encontro mensal do Conseleite, o economista e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, disse que a estabilidade dos preços do leite vem sendo mantida por um crescimento econômico projetado em 3% do PIB para este ano, sustentado pela expansão do crédito, consumo das famílias e gastos do governo.
De janeiro a setembro, a importação de lácteos cresceu 6%. A avaliação do setor é de que a importação reflete questões de mercado uma vez que, enquanto o preço do leite em pó no Brasil é de 27 reais e 87 centavos, o importado chega ao Brasil a 20 reais e 28 centavos.
Para o presidente do Sindilat gaúcho, Guilherme Portella, é preciso tornar a produção doméstica mais competitiva e citou o exemplo do setor avícola: “Com base na redução de custos por quilo, se conseguiu elevar o consumo interno, expandir produção e, só então, achar o caminho das exportações”, comparou.