Justiça Eleitoral intensifica ações para terminar o cadastro biométrico nos últimos 44 municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso intensificou as ações para realizar o cadastro biométrico nos últimos 44 municípios do estado.

O trabalho vem sendo feito desde o último mês de maio, e já resultou no início da coleta em 25 municípios e em outros 13 já foram firmadas parcerias junto com as prefeituras, com previsão de atendimento nos próximos 10 dias.

Por último, nos municípios de São José do Povo, Confresa, São José do Xingu, Jauru, Novo Mundo e Juruena, o atendimento com coleta biométrica teve início nas sedes dos Cartórios Eleitorais, mas a Justiça Eleitoral segue em busca de parceiros para tornar essa coleta mais próxima do eleitor.

Desta forma, os eleitores destes seis municípios ainda necessitam se deslocar para fazer o cadastro biométrico.

Quem mora em São José do Povo, tem que ir a Guiratinga. Já os eleitores de Confresa e São José do Xingu precisam se deslocar até Porto Alegre do Norte.

Já os moradores de Jauru têm que viajar até Araputanga. Também precisam se deslocar os eleitores de Novo Mundo para serem atendidos em Guarantã do Norte. E para realizar o cadastro biométrico os moradores de Juruena têm que ir até Cotriguaçu.

Segundo a corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, a expectativa do TRE é de que até setembro 100% do estado esteja atendido com a coleta biométrica.

O Tribunal Regional Eleitoral tem 57 Zonas Eleitorais para cuidar dos 141 municípios, mas não dispõe de servidores e estrutura própria para fazer todo o trabalho, por isso precisa de apoio e parcerias nos municípios.