Justiça Eleitoral cancela quase três mil e 500 títulos em dois municípios do interior

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

O Tribunal Regional Eleitoral, TRE de Mato Grosso, terminou a revisão de dados com cadastro biométrico em Paranaíta e Tapurah, alcançando, respectivamente, o percentual de cadastramento de 84% e 79% do eleitorado.

 

Considerando os dois municípios, o número de eleitores que não atenderam à convocação foi de três mil 424. Quem não compareceu terá o título cancelado.

 

Em Paranaíta a revisão foi realizada no período de 18 de julho a 20 de setembro. Dos oito mil 948 eleitores inscritos no município, sete mil 439 estão biometricamente cadastrados, sendo que mil 509 não atenderam à convocação da justiça eleitoral.

 

No caso de Tapurah, dos oito mil 944 eleitores inscritos no município, sete mil e 29 já fizeram a coleta biométrica e mil 915 constam como “biometricamente não cadastrados”. Nessa cidade, a revisão também ocorreu do dia 18 de julho a 20 de setembro.

 

Em Paranaíta, a revisão do eleitorado foi realizada pela 24ª Zona Eleitoral, com sede com Alta Floresta. Já o município de Tapurah é de responsabilidade da 21ª Zona Eleitoral, situada em  Lucas do Rio Verde.

 

O eleitor com o título cancelado não consegue a certidão de quitação eleitoral. Sem a obtenção desse documento, o cidadão fica impedido de exercer diversos direitos civis, como tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, entre outros.

 

O título que permanece “cancelado” por muito tempo pode, inclusive, gerar o a suspensão do CPF, Cadastro da Pessoa Física.

 

Atualmente em Mato Grosso tem dois milhões 124 mil e 332 eleitores e destes, um milhão 685 mil e 18 estão biometricamente cadastrados, o que corresponde ao percentual de 79,28% do eleitorado mato-grossense.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.