| Conciliação pode ser buscada em qualquer momento da ação judicial.mp3 |
Foto da manchete: TJMT
Por Angela Jordão | Rádio TJ – Cuiabá
Texto do áudio:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania, o Nupemec, tem fomentado a cultura da pacificação social e a mudança de comportamento, voltada para o não-litígio.
A Campanha Estadual pela Conciliação ocorre em todas as comarcas do estado e tem promovido a resolução de conflitos de forma rápida, fácil e online, sem que seja necessário ir até o fórum.
Os interessados em resolver qualquer questão sem ingressar com uma ação na Justiça podem acessar o portal do Nupemec e solicitar o agendamento da audiência. Depois será expedida uma carta-convite para informar a outra parte envolvida.
A juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim, explica que, com exceção de ações na área criminal, todas as demais ações podem ser conciliadas.
Ela destaca que a conciliação pode ser solicitada em qualquer momento do processo.
Sonora: Juíza Cristiane Padim
O endereço eletrônico para buscar a conciliação é portalnupemec.tjmt.jus.br.
Caso a pessoa não tenha acesso à internet, as comarcas oferecem a sala passiva, que tem estrutura para aqueles que não possuem computadores ou celulares ou que não saibam como usá-los, garantindo assim, o pleno acesso à Justiça.