Investimentos da Águas Cuiabá na capital de Mato Grosso chega a 400 milhões de reais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Mais de 100 mil moradores de Cuiabá já podem comemorar o ingresso no sistema de abastecimento contínuo e seguro de água.

 

Mais que números, a saída da zona de abastecimento intermitente é um dos resultados mais perceptíveis dos investimentos maciços realizados em saneamento nos últimos 18 meses, graças ao aporte feito pela Águas Cuiabá, por meio do contrato de concessão de serviços selado com o poder público municipal.

 

Desde agosto de 2017, 400 milhões de reais já foram investidos em obras e inovações.

 

A Águas Cuiabá ampliou redes de abastecimento e de esgotamento sanitário da cidade, substituiu e modernizou estruturas, aperfeiçoou sistemas de controle e adquiriu equipamentos de alta tecnologia em saneamento.

 

Entre os feitos, é possível destacar as ações em dois Sistema Abastecimento de Água, Ribeirão Lipa e Sul, e em dois Sistemas de Esgotamento Sanitário, Dom Aquino e Tijucal.

 

Atualmente, Cuiabá possui 12 sistemas de abastecimento de água e, desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento, a companhia investiu em cada uma das unidades, modernizando e ampliando estruturas e, consequentemente, a capacidade e a qualidade dos processos de tratamento e do serviço prestado à comunidade.

 

 Os sistemas Ribeirão do Lipa e Sul, no Coxipó, são os principais receptores de investimentos. O objetivo que vem sendo conquistado a cada etapa de obras e entregas é o equilíbrio necessário a um saneamento sustentável para a população de Cuiabá, em todas as regiões da capital, e a proteção dos mananciais hídricos que abastecem a cidade.

 

Conforme o levantamento da CNI, de 2014 a 2016, o investimento privado em saneamento chegou à marca de 418 reais e 16 centavos por habitante, mais que o dobro da média nacional de 188 reais e 17 centavos por pessoa.

 

O estudo também aponta que apenas 6% das companhias de água e esgoto do país são privadas, atendendo a 9% da população nacional, incluindo Cuiabá.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.