Intermat faz mutirão para regularizar casas de conjuntos habitacionais da antiga Cohab em todo Estado.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Programa ‘Endereço Certo’, realizado pelo Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso em parceria com as Prefeituras Municipais está realizando o sonho de milhares de pessoas de ter o título definitivo da casa onde mora.
Em Várzea Grande, por exemplo, 14 conjuntos da extinta Cohab, Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso, serão regularizados no município.
Segundo o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, o programa tem o objetivo de auxiliar famílias a formalizarem o direito de propriedade dos seus imóveis por meio dos títulos definitivos.
"É o papel do Estado de trazer justiça social e cidadania para as pessoas. Como gestor da Política de Regularização Fundiária, o Intermat vai regularizar mais de 43 mil casas em diversos municípios mato-grossenses".
No primeiro mutirão, em Várzea Grande, foram cadastrados mais de mil moradores da região do Cristo Rei.
Moradora do bairro Cohab Cristo Rei desde 1981, apenas agora a aposentada Nilza Clemente dos Santos, de 71 anos, conseguiu regularizar sua moradia, e terá em breve o título definitivo da sua casa.
“Toda a vida eu falei para meus filhos que nós não podemos contar que temos casa. Temos o direito de posse, mas casa é quando a gente tem a escritura na mão, registrada, com tudo certo. Vou poder falar que a casa é minha”, comemora a aposentada, a possibilidade de regularizar o seu imóvel e receber a escritura registrada em Cartório.
O programa Endereço Certo tem como objetivo realizar a regularização de imóveis urbanos da extinta Cohab, que somam cerca de 43 mil casas em todo o estado. Apenas em Várzea Grande, cerca de cinco mil famílias de 14 bairros receberão títulos de propriedade dos imóveis.