Instituto de Terras de Mato Grosso organiza acervo de arquivos para melhor preservação.mp3 |
Voz: Guilherme Alves
Da redação: Guilherme Alves
Os processos de regularização fundiária que fazem parte do Intermat serão analisados, classificados e organizados para que o acesso seja facilitado e a preservação seja garantida. O trabalho será desenvolvido pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e pela Gestão da Informação, nomeada em junho deste ano.
Larissa Gentil Lima, presidente da comissão, conta que primeiramente uma tabela de quanto tempo cada documento deve ficar guardado será montada. Depois, cada caso será analisado para que documentos mais antigos que permitem descarte possam ser eliminados.
Assim como a maioria dos órgãos, a Intermat possui um espaço limitado para a guarda de arquivos.
Com a ajuda de cinco pessoas que compõe a comissão, o trabalho será desenvolvido junto à Secretaria de Planejamento e Gestão.
“O papel do Arquivo Público é contribuir na capacitação pra conhecimento e aplicação dos instrumentos de gestão de documentos, e dar suporte no processo de elaboração da lista de eliminação, até a sua conclusão, para que de fato se elimine os documentos que não são de guarda permanente, ou que não tem valor histórico para a instituição”, conta a superintendente, Vanda da Silva.