| 02 INSS. Mais de 6 mil aposentados mato-grossenses vão receber o dinheiro de volta.mp3 |
Foto da manchete: Ilustração/Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Em Mato Grosso, seis mil 435 aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.
O número representa 25,9% dos 24 mil 864 beneficiários que podem assinar o acordo no estado.
O índice nacional de adesão está em 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas já tendo assinado o acordo em todo o país.
O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
Os depósitos começam nesta quinta-feira, 24 de julho, respeitando a ordem de adesão, quem aderiu primeiro, vai receber primeiro.
A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.
Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber.
A adesão só pode ser feita pelo Aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do Instituto, nas Agências dos Correios em mais de cinco mil municípios.
Já a Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.