Inmet alerta que Mato Grosso vai enfrentar temperaturas acima da média até setembro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso deve ter temperatura de até dois graus acima da média até o mês de setembro.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia e monitorados dentro da força-tarefa que observa e previne os efeitos do clima no atendimento e fornecimento aos clientes.

A meteorologista e consultora da Energisa Mato Grosso, Ana Paula Paes, explica que este cenário de temperaturas acima do normal é sazonal e pode ainda ser influenciado pelo fenômeno El Niño, que gera o aquecimento dos oceanos e altera todo o fluxo climático do planeta.

Segundo ela, esse fenômeno somado ao tempo quente e seco, cria um cenário de alerta para a saúde, para o meio ambiente e para setores da economia como o de energia, que acaba sendo mais consumida.

No início da semana, o Inmet já emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar na região Centro-Oeste, com a previsão de valores inferiores a 30%.

Já o gerente de serviços comerciais da Energisa, Roberto Vieira, lembrou que o calor extremo aumenta as queimadas e pode criar uma bolha de consumo por equipamentos que precisam trabalhar mais para manter a temperatura baixa.

Por isso, o gerente alerta a população para ficar de olho no próprio consumo, evitando um impacto forte na conta de luz no fim do mês.

Ele disse ainda que o ar-condicionado e a geladeira são sem dúvida os maiores vilões, mas o uso consciente ajuda muito a regular o consumo.