Iniciativa inédita da Sema garantiu a reposição florestal de mais de 36 mil hectares

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A iniciativa inédita da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, de promover o Mutirão de Conciliação Ambiental garantiu a reposição florestal de mais de 36 mil hectares e a recomposição de mais de oito mil hectares de Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal.

O mutirão, lançado em outubro de 2023, teve três edições e contou com a parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Polícia Civil.

Ao longo das três edições, a Sema atuou em 853 processos, dos quais 100% foram analisados.

Ao todo, 483 processos chegaram em uma conciliação, resultando na arrecadação de mais de 64 milhões reais, além da recuperação ambiental de áreas degradadas.

O desembargador do TJ, Mário Kono, destacou que a conciliação é uma ferramenta importante para solucionar imbróglios que poderiam se arrastar durante anos sem que houvesse uma resolução para as partes.

De acordo com o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de outubro de 2023 a abril de 2024, período da realização do mutirão de conciliação, a redução do desmatamento em Mato Grosso foi de 54% em relação ao mesmo período em 2022 e 2023, sendo a menor área de desmatamento no Estado nos últimos oito anos.

Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Deosdete Cruz, a iniciativa da Sema é positiva, uma vez que garantiu não apenas a aplicação das multas administrativas, mas também possibilitou a recuperação ambiental e a liberação das atividades dos produtores.