Inflação cresce para todas as faixas de renda em março, diz Ipea

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação acelerou em março para todas as faixas de renda pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Indicador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Divulgada nesta terça-feira (13), a pesquisa identificou que as famílias de classe média e média-alta foram as mais atingidas, enquanto a parcela com renda muito baixa ou baixa enfrentou menor percentual inflacionário no mês de apuração.

Na avaliação do Ipea, o segmento que mais contribuiu para a alta do Indicador de Inflação por Faixa de Renda foi o de transportes, impactado principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis: 11,2%.

Para a classe com menor poder aquisitivo também pesaram os reajustes dos preços de ônibus urbano e dos trens. As famílias mais ricas ganharam, por outro lado, um alívio inflacionário nesse segmento, com a queda no preço das passagens aéreas e a redução no valor da tarifa praticada pelos aplicativos de transporte.

Outro grupo que também contribuiu para a alta da inflação foi Habitação, sobretudo por conta do aumento do botijão de gás, dos artigos de limpeza e da energia elétrica. Já para as famílias mais ricas, alimentos e bebidas ficaram na segunda posição entre os grupos com maior pressão.

Os dados da Pesquisa do Ipea apontam, ainda, que no resultado acumulado as famílias mais ricas sofreram uma pressão inflacionária maior do que as mais pobres durante os três primeiros meses de 2021. No entanto, na comparação com a taxa acumulada nos últimos 12 meses, de abril de 2020 a março de 2021, a taxa de inflação dos mais pobres segue acima da observada no segmento mais rico da população.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.