Índice usado no reajuste de aluguéis sobre 1,92% em fevereiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos aluguéis, subiu 1,92% na primeira prévia de fevereiro. Com este resultado, o IGP-M passou em 12 meses de 24,87% para 28,17%. A taxa é ligeiramente maior do que a calculada na prévia de janeiro, apesar de dois dos três subíndices usados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para calcular o IGP-M terem acelerado menos na comparação mensal.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPPA), que exerce a maior influência, subiu 2,54%, frente os 2,42% registrados em janeiro. De acordo com os especialistas da FGV, isso foi um reflexo principalmente dos aumentos nos preços de commodities agrícolas e industriais.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,60%, abaixo da medição feita no mesmo período de janeiro, como resultado da desaceleração tanto de materiais e equipamentos quanto da mão de obra, compensada em parte pelo avanço no setor de serviços. Por fim, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,38% para 0,19%, após quatro das oito classes de despesa oscilarem de forma negativa, com destaque para o grupo habitação (deflação de 0,21% provocada pela queda nos preços da energia elétrica).

Também apresentaram recuo nos preços os grupos alimentação, saúde e cuidados pessoais e vestuário.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.