Indea vai intensificar fiscalização da vacinação contra aftosa na fronteira com a Bolívia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A partir desta segunda-feira, médicos veterinários e agentes fiscais do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, iniciam a fiscalização da aplicação da vacina contra febre aftosa, nas propriedades rurais, localizadas na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

As ações foram definidas durante reunião com as equipes que atuarão nesta atividade ao longo do mês, na faixa de 15 quilômetros de fronteira.

Eles vão percorrer os municípios de Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Além de verificar a imunização dos animais, será realizada a vigilância dos bovinos nos currais e a checagem da sanidade do rebanho.

Na região estão concentrados grandes rebanhos bovinos, sendo Cáceres o maior produtor do Estado, com um milhão e 16 mil cabeças.

Na segunda posição está Vila Bela da Santíssima Trindade com pouco mais de um milhão.

Pontes e Lacerda aparece em sétimo lugar, com 690 mil cabeças e o município de Porto Esperidião em nono, com 550 mil.

A iniciativa é apoiada pelos produtores rurais que reconhecem a necessidade de maior atenção para a sanidade nesta região, bem como, a necessidade de notificar qualquer suspeita de doença ao Indea.

Desde 2007, um convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Fesa, Fundo Emergencial de Saúde Animal e o Indea mantém equipes de fiscalização volante e vigilância na fronteira ao longo de todo o ano.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.