Indea vai fiscalizar propriedades criadoras de peixes em MT.mp3 |
Foto da manchete: Associação Peixe Vivo
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Fiscais do Indea vão percorrer 57 propriedades produtoras de peixe em ações sistemáticas de vigilância veterinária e educação sanitária.
As visitas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso iniciam na segunda quinzena de dezembro, dentro do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos.
As ações de vigilâncias veterinárias do Indea buscam verificar junto às alevinoculturas as medidas de biosseguridade implantadas nos estabelecimentos produtores e prestar orientações sobre a importância dessas ações para o crescimento consistente da atividade dentro do Estado.
A iniciativa também visa criar um canal de comunicação entre médicos veterinários oficiais e piscicultores mato-grossenses, garantindo um fluxo de informação imprescindível para a produção de alevinos saudáveis no Estado.
Atualmente Mato Grosso configura como o segundo maior produtor de peixes nativos e o quinto maior produtor de peixe de cultivo do país. Em 2019, produziu 49 mil toneladas de pescado.
Ainda sobre peixes, equipes de fiscalização da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema de Barra do Garças apreenderam cerca de 50 redes fixadas na região do Lago Cruzeiro, no Rio Araguaia, na cidade de Araguaiana;
A retirada de peixes dos rios com rede é considerada pesca predatória, o que configura crime ambiental.
Durante o período de defeso da piracema, que vai até o dia 31 de janeiro de 2022 nos rios de Mato Grosso, toda a pesca é proibida, exceto a de subsistência.
Crimes ambientais devem ser denunciados por meio da Ouvidoria Setorial da Sema no 0800 065 3838, pelo WhatsApp (65) 99321-9997, nas unidades regionais do órgão ambiental, ou ainda, pelo aplicativo MT Cidadão.