Indea realiza treinamento pare erradicação de erva daninha em lavouras de MT.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Fiscais e agentes do Indea participaram de treinamento sobre Sanidade Vegetal.
O curso foi focado na erradicação do Amaranthus palmeri, uma erva daninha de difícil controle.
O treinamento é fruto de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está alerta com o risco da praga se tornar endêmica no país.
Quando há foco da erva daninha na propriedade, a destruição tem que ser mecânica ou com uso de outros herbicidas.
A praga quarentenária está presente em Mato Grosso e é resistente aos principais herbicidas como glifosato e inibidores de ALS.
O início do foco em Mato Grosso foi em 2015, com a importação de maquinários dos Estados Unidos que tinham a erva daninha e as colheitadeiras passaram os talhões que estavam contaminados.
Um dos primeiros registros foi no município de Ipiranga do Norte.
O evento teve como palestrantes pesquisadores da Embrapa, Universidade de Brasília, Ministério da Agricultura, Instituto Mato-grossense do Algodão e do próprio Indea.
Também foram tratados temas como as alterações da Legislação Federal e seus impactos nas ações da defesa sanitária vegetal do Estado na fiscalização de sementes e mudas, gestão de agrotóxicos, prevenção e controle de pragas de importância econômica, esclarecimentos jurídicos quanto aos processos administrativos com auto de infração, além de treinamentos sobre como identificar doenças como Moko, Mal do Panamá e Monilíase do cacaueiro.