Indea e Gefron apreendem vacas que entraram de forma clandestina em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Um trabalho conjunto entre os fiscais do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, da Receita Federal e policiais do Gefron, Grupo Especial de Fronteira, impediu a entrada irregular de 52 animais bovinos, que eram trazidos da Bolívia com destino a Cáceres, sem qualquer procedência sanitária.

A apreensão foi feita em flagrante ontem no início desta semana, na propriedade onde os animais seriam deixados.

Como medida sanitária protetiva à saúde humana e ao rebanho mato-grossense, todas as 52 vacas apreendidas foram abatidas e enterradas, conforme determina a Lei de Defesa Sanitária Animal de 2016 e os tratados internacionais do Brasil com a Organização Mundial de Sanidade Animal.

A presidente do Indea, Emanuele de Almeida, explica que a ação de impedimento de entrada do gado clandestino boliviano contou com uso de drones e o serviço de inteligência do Gefron.

A presidente do Indea reforçou que o trabalho investigativo vai continuar na região.

Recentemente, em março passado, Mato Grosso foi reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária livre de febre aftosa sem vacinação, e para obter essa certificação foram necessários mais de 30 anos de campanhas contra a doença, que ainda circula por países vizinhos, e portanto, o reforço da fronteira é um dos pilares da proteção do gado do Estado.