08 Imea aponta novo recorde para a safra 2024 25 de algodão em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Projeções do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, apontam novo recorde para a safra 2024/25 de algodão, em Mato Grosso.
A área de plantio da fibra está prevista em um milhão quinhentos e quarenta mil hectares, um aumento de 4,99% em relação à safra de 23/24.
Vale lembrar que, devido aos fatores climáticos, a semeadura da soja atrasou no ciclo 2024/25, no entanto, ao contrário do que ocorreu na safra 2023/24, no ciclo atual os produtores decidiram continuar o plantio da soja.
Por isso, um ponto de atenção será o ritmo da colheita da oleaginosa, que pode comprometer a semeadura do algodão da segunda safra.
Em relação à produtividade, a projeção da média mato-grossense ficou em cerca de 284 arrobas por hectare.
Assim, espera-se uma produção de algodão 2,34% maior que a da safra 2023/24, que foi de mais de seis milhões e meio de toneladas.
As cotações futuras seguem lateralizadas, sem fatores, a curto prazo, que indiquem uma valorização expressiva.
Esse cenário limita as vendas no estado no decorrer do ano, que atingiram, em dezembro, 45,61% da produção estimada, ficando 1,02 ponto percentual atrás do mesmo período da safra 2023/24”, explicam os analistas.
A tendência dos preços e o ritmo da semeadura do algodão serão primordiais para a decisão final do cotonicultor quanto à área real a ser cultivada.
A safra 2023/24 destacou-se pela expansão do cultivo de algodão em Mato Grosso, com área de um milhão quatrocentos e sessenta mil hectares, um aumento de 21,57% em comparação a safra 2022/23.
Esse crescimento foi reflexo da maior atratividade econômica da fibra em relação a outras culturas, além do atraso na semeadura da soja no ciclo passado, que levou alguns cotonicultores a substituírem a soja pelo cultivo do algodão.