04 Imac aposta em novos mercados para consolidar MT como maior exportador de carne bovina.mp3 |
Foto da manchete: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Mato Grosso, maior produtor e exportador de carne bovina do Brasil, projeta um cenário positivo para as exportações em 2025.
A combinação de alta qualidade do produto, investimentos em tecnologia e abertura de novos mercados internacionais deve consolidar o Estado como protagonista global no agronegócio.
As exportações de carne bovina de Mato Grosso devem seguir em crescimento em 2025, impulsionadas por novos mercados, logística eficiente e alta qualidade do produto.
Com a China mantendo a liderança e a expectativa de entrada nos mercados do Japão e da Coreia do Sul, o Estado reafirma seu protagonismo no cenário global e fortalece a economia regional.
Segundo o diretor Técnico-Operacional do Imac, Instituto Mato-Grossense da Carne, Bruno de Jesus Andrade, esses mercados representam grandes oportunidades para cortes especiais, e Mato Grosso possui capacidade e tecnologia para atender essa demanda.
Além disso, o acordo entre Mercosul e União Europeia deve trazer benefícios ao setor.
A cota Hilton, que atualmente possui tarifas de 20%, terá redução gradual até zerar nos próximos anos, facilitando a exportação de cortes nobres.
O valor agregado desse mercado é significativo, com a tonelada exportada para a Europa atingindo cerca de sete mil dólares, muito acima dos valores negociados com a China, que giram em torno de quatro mil dólares.
Com o maior rebanho bovino do país e um potencial de produção ainda elevado, Mato Grosso aposta na intensificação da pecuária em áreas já abertas.