ICMBio lança novo edital para concessão do Parque Nacional de Chapada e governador reprova

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, publicou novo edital de concessão de serviços no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, relançado em acordo com determinação do TCU, Tribunal de Contas da União.

O novo edital, assim como o anterior, mantém a previsão de investimentos de aproximadamente 18 milhões de reais em infraestrutura no parque, além da perspectiva de aplicação de 200 milhões em operação e gestão. 

O projeto, que está qualificado no PPI, Programa de Parceria de Investimentos, do Governo Federal, foi estruturado pelo BNDES em parceria com o ICMBio, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. 

A entrega dos envelopes será em 12 de dezembro e o leilão, em 20 de dezembro deste ano, na sede da B3 em São Paulo. 

Para a licitação, será adotado como critério de julgamento o maior valor a ser pago pela concessionária ao poder concedente. 

O vencedor será responsável pelas atividades de apoio à visitação, manutenção e modernização dos serviços turísticos, além de ações de conservação e proteção ambiental. 

O edital prevê ainda a realização de uma série de investimentos já no início da concessão, como melhorias nos edifícios operacionais, em infraestrutura de lazer e em instalações de diversas áreas.

Quem não gostou nada do lançamento do novo edital foi o governador Mauro Mendes.

Ele fez duras críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por relançar o edital de concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

“Estão insistindo no erro. Eu já estou perdendo a paciência com essa história”, reclamou o governador. 

Mendes defende que o Governo do Estado assuma a gestão do parque.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães abriga grandes cartões-postais do estado, com destaque à cachoeira Véu de Noiva, uma queda d’água de mais de 80 metros.