| IBGE firma parcerias para facilitar a coleta de dados para o Censo 2022.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O IBGE fechou em todo o país parcerias e compromissos relacionados ao Censo Demográfico 2022.
A coleta domiciliar de dados está prevista para começar no dia 1º de agosto.
Por isso o Instituto vem reforçando apoios e acordos já negociados junto a associações de administradoras de imóveis e condomínios, bem como sindicatos de representações habitacionais.
A ideia em geral é que moradores, síndicos, porteiros e zeladores fiquem cientes da importância do trabalho dos recenseadores.
Em Mato Grosso, o IBGE firmou parceria com a Femab, Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros, e com a Ucam, União Coxiponense de Associação dos Moradores, para que as lideranças dos bairros repassem aos moradores informações sobre o Censo.
Para melhorar a coleta em prédios e condomínios horizontais, a Unidade Estadual participou de assembleia do Sindicato dos Condomínios do Estado de Mato Grosso, e pediu apoio da entidade para ajudar no Censo.
Várias empresas que administram condomínios em todo estado já se comprometeram a contribuir com a realização do Censo 2022.
O Censo 2022 vai contar com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: além da presencial, haverá opção pela internet e pelo telefone. Mas as duas abordagens alternativas não dispensarão algum contato presencial.
Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que vai cadastrar o e-mail e o celular da pessoa. Nessa modalidade, o morador terá sete dias para preencher o questionário.
Já a coleta por telefone será uma solução nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador.
Esta modalidade poderá ser utilizada também nas situações em que o morador não puder atender o recenseador no momento da entrevista.