Secretaria Estadual de Saúde reforça ações para enfrentar a hanseníase em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Matheus Oliveira | Agência Saúde

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso desenvolve e apoia diversas ações com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, qualificar a assistência e aprimorar a vigilância da hanseníase em todo o Estado.

Neste mês, no “Janeiro Roxo”, a Secretaria promove campanha para alertar a população sobre os sintomas, reforçando que o enfrentamento da hanseníase deve acontecer durante todo o ano, e não apenas em períodos pontuais.

A campanha também pretende combater o estigma e a discriminação associados à doença.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a meta é fortalecer o enfrentamento à hanseníase em Mato Grosso, porque é fundamental realizar o diagnóstico no tempo certo, o tratamento adequado e a vigilância de contatos para a redução do número de casos.

Figueiredo lembrou que a hanseníase é uma doença crônica e transmissível, mas que tem cura e pode ser tratada, gratuitamente, pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Segundo dados do Sinan, Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em 2024 foram notificados quatro mil 723 casos novos da doença em Mato Grosso.

Já em 2025, foram registrados três 770 casos novos. Lembrando que os dados do ano passado ainda são parciais.

O Cermac, Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, é a unidade responsável pelo atendimento especializado em hanseníase em Mato Grosso.

O serviço acompanha casos com suspeita de falência terapêutica, resistência medicamentosa, quadros inconclusivos, além da avaliação de reações hansênicas e outras situações que exigem acompanhamento clínico especializado.

A equipe do Centro conta com hansenólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, ortopedista, dermatologista, fisioterapeuta e psicóloga.