Hospital Regional de Sinop atendeu 53 mulheres vítimas de violência em dois anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Hospital Regional de Sinop, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde, atendeu 53 vítimas de violência em sua Sala Lilás nos últimos dois anos.

O local é exclusivo para mulheres e menores de idade internados por causa de casos de violência e foi criado durante o “Agosto Lilás”, em 2023, mês de campanha nacional de conscientização e combate à violência doméstica e feminicídio.

As situações das pacientes atendidas envolvem diferentes formas de violência, como sexual, física e automutilação.

A sala oferece atendimento com profissionais capacitados para realizar um acolhimento humanizado, sigiloso e integrado com mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, garantindo a preservação da identidade das pacientes.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o “Agosto Lilás” é uma oportunidade de intensificar os cuidados, mas também a luta contra a violência doméstica, que deve ser constante e diária.

Figueiredo explicou que o projeto é pioneiro no Hospital Regional de Sinop, mas já está em fase de implantação nos demais hospitais da Rede Estadual.

Segundo o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, a sala foi projetada para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor às mulheres, que são levadas diretamente para o local, sem necessidade de contar os detalhes da situação de violência sofrida.

Alencar disse ainda que o espaço é apoiado pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Sinop, que é composta por entidades de diversos segmentos da sociedade, como hospitais, prefeitura, Poder Judiciário e forças de segurança.