| Hospital Metropolitano volta a fazer cirurgias de alta complexibilidade em Várzea Grande.mp3 |
Vinícius Antônio
Após passar por obras de readequação e modernização em sua estrutura, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, retomou as atividades de forma parcial, com a realização de cirurgias bariátricas, nesta segunda-feira.
Para realizar os serviços de recuperação predial na unidade referência em cirurgia da obesidade, o Governo de Mato Grosso investiu cerca de um milhão de reais.
Durante o período de obras, o hospital manteve atendimentos ambulatoriais, mas agora retoma a capacidade de procedimentos cirúrgicos e deverá, em 30 dias, realizar um esforço concentrado em Cirurgias e outros procedimentos que havia sido suspensos, como por exemplo, Cirurgias Bariátricas.
Apesar da reabertura dos serviços, outras etapas da obra de modernização continuarão sendo executadas na unidade de saúde.
De acordo com a direção da unidade, atualmente 90 pacientes, que correspondem à lista dos meses de novembro, dezembro de 2019 e janeiro deste ano, estão aguardando para realizar a cirurgia bariátrica.
Esse quantitativo foi gerado devido ao tempo em que o centro cirúrgico do hospital passou por readequações. O Hospital realiza até 30 cirurgias bariátricas mensais.
As readequações abrangeram os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, UTI, CME e enfermarias.
As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.