Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
As duas primeiras cirurgias bariátricas após a retomada dos atendimentos ambulatoriais pelo Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foram realizadas nesta semana.
O serviço estava suspenso desde março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.
A expectativa é de que sejam realizadas outras 14 cirurgias ainda neste mês.
Já para o mês de agosto a previsão é de mais 50 procedimentos e, após este período, a meta é realizar, em média, 100 cirurgias por mês na unidade.
De acordo com a Central Estadual de Regulação, três mil 260 pacientes estão com o encaminhamento para a realização de cirurgia bariátrica em Mato Grosso.
Deste total, 120 já estavam em tratamento pré-operatório na unidade de saúde e foram chamados pelo hospital para a retomada dos atendimentos.
Até julho de 2021, 100% dos leitos do Hospital Metropolitano eram direcionados para pacientes em tratamento do novo coronavírus.
A partir de julho deste ano, o local retomou gradativamente os atendimentos gerais, como ortopédicos e eletivos.
Antes da pandemia, o hospital realizava 40 cirurgias bariátricas por mês.