| Hospital Estadual Santa Casa vira referência no atendimento à saúde em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Texto do áudio:
Há pouco mais de três anos sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, recebeu mais de 18 milhões de reais em investimentos e realizou mais de 420 mil atendimentos, entre consultas, exames, internações e cirurgias.
O Hospital Estadual Santa Casa foi inaugurado em 23 de julho de 2019, após a atual gestão requisitar administrativamente a unidade, em maio. À época, o local estava fechado há mais de 60 dias.
Além de melhorias na infraestrutura do hospital, a Secretaria de Saúde investiu ainda mais de 15 milhões de reais para manutenção da unidade.
Dos 420 mil atendimentos realizados ao longo desses três anos de funcionamento, um total de mil e 525 correspondem ao ano de 2019, cerca de 165 mil são atendimentos ocorridos em 2020, 180 mil foram atendimentos registrados em 2021 e aproximadamente 74 mil em 2022.
Atualmente, o Hospital Estadual Santa Casa tem 177 leitos de enfermaria e 41 leitos de UTI.
A diretora do Hospital, Patrícia Neves, ressalta ainda que o local é referência nas áreas de clínica médica geral, cirurgia geral e pediátrica, cirurgia e clínica oncológica, cirurgia e clínica vascular, hemodiálise adulto e infantil, além de ofertar exames de imagens e laboratoriais, entre outros serviços.
Devido à pandemia da Covid-19, em março de 2020 o Hospital Estadual precisou se adaptar à nova realidade da saúde mundial e passou por adequações estruturais para se tornar referência estadual no atendimento de pacientes em tratamento do novo coronavírus.
A unidade ainda recebe pacientes do SUS regulados para a unidade para tratar os sintomas leves da covid-19.