Gripe aviária já fez Brasil perder seis mercados compradores de carne de frango

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, enfrenta seu mais grave desafio sanitário.

Desde a confirmação do primeiro caso do vírus de alta patogenicidade da gripe aviária em uma granja comercial brasileira seis mercados suspenderam as compras do produto brasileiro: China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile e o México.

Em 2024, o México importou mais de 212 mil toneladas de carne de frango brasileira, sendo o oitavo principal destino.

Com o embargo, especialistas estimam prejuízo mensal que pode superar um bilhão de reais, se o ritmo de suspensão for mantido e o bloqueio perdurar.

A doença foi detectada no dia 12 de maio, após sintomas respiratórios e neurológicos em aves de uma granja que fica no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.

Amostras foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas, São Paulo, e o diagnóstico foi confirmado no dia 16 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O foco atingiu dois galpões com mais de 17 mil aves matrizes.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Amanda Kowalski, a mortalidade foi de 100% em um dos espaços e 85% no outro.

A resposta sanitária foi imediata: isolamento da granja, eliminação dos animais, instalação de barreiras sanitárias e investigação epidemiológica em um raio de 10 quilômetros, abrangendo cerca de 500 propriedades rurais.

A prefeitura de Montenegro decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias, medida que deve facilitar ações logísticas e administrativas de contenção.

As suspensões comerciais seguiram o protocolo sanitário acordado entre países importadores e exportadores.