Governo prepara ação para promover cultivo de café em 30 municípios do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Guilherme Alves

 

Atualmente, Mato Grosso possui uma produção de quase 7 mil toneladas do grão de café, dando destaque para Colniza, responsável por 53% desse numero, enquanto outras cidades como Juína, Nova Bandeirantes, Aripuanã e Cotriguaçu também não ficam para trás. Para que esse número aumente e salte na produtividade impulsionando a economia do estado, o Governo prevê a implantação de cafeicultura em 30 municípios das regiões norte, oeste, médio-norte e centro-sul.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, conta que o programa consiste na escolha de 125 agricultores familiares que destinarão um hectare de suas propriedades para o cultivo do grão. Ele destaca também que a produtividade passará da media atual de 14 sacas de café para 70 sacas por hectare colhido.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café e o Mato Grosso está entre os 10 maiores produtores do país. Ligado ao fato de também possuir o solo e clima apropriados par o cultivo, o superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Lima, prevê um aumento de 10 mil sacas no grão na produção estadual.

“Nas quatro regiões atendidas pelo projeto terão jardins clonais que permitirão a produção de novas mudas de café. Também haverá capacitação dos técnicos e parcerias com agentes financeiros, para viabilização de crédito aos produtores, para que eles adquiram os sistemas de irrigação e insumos para a implantação das lavouras de café”.

 

Voz - Guilherme Alves

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.