Governo Federal entrega oito unidades móveis de atendimento odontológico para municípios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: João Risi/MS

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso recebeu na última semana, oito Unidades Odontológicas Móveis para ampliar o atendimento em saúde bucal em regiões de difícil acesso.

Os veículos fazem parte da retomada do programa Brasil Sorridente, inserido no Novo PAC Saúde, e representam um investimento federal de mais de três milhões de reais no estado.

A entrega foi realizada em Sorocaba, interior de São Paulo, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No total, 400 municípios brasileiros foram contemplados com Unidades Odontológicas Móveis, que voltarão a circular após dez anos de interrupção da política.

Até 2026, a previsão é que 800 unidades estejam em funcionamento em todo o país.

Os municípios contemplados em Mato Grosso são: Alto Paraguai, Apiacás, Cáceres, Comodoro, Juara, Juína, Paranatinga e Santa Terezinha.

As unidades móveis são voltadas ao atendimento de populações que enfrentam barreiras para acessar serviços de saúde, como comunidades indígenas, quilombolas, assentados rurais e pessoas em situação de rua.

Os municípios contemplados foram escolhidos com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e extensão territorial.

Cada veículo funciona como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde e pode oferecer desde procedimentos de atenção primária até tratamentos especializados, como canal e próteses dentárias.

As Unidades contam com equipamentos completos, incluindo cadeira odontológica, raio-X e gerador de energia, e devem ter a frota renovada a cada cinco anos.

Nos últimos dois anos, os investimentos do Ministério da Saúde em saúde bucal triplicaram, passando de um bilhão e meio de reais em 2022 para quatro bilhões e 300 milhões de reais em 2024.

O número de equipes habilitadas também cresceu 25%, chegando a mais de 36 mil em todo o país.