Governo Federal dá aval para o empréstimo de 250 milhões de dólares e garante liberar uma parcela do FEX para Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O governador Mauro Mendes, acompanhado de alguns deputados estaduais, federais e senadores, participou de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, e o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir as dificuldades financeiras do Estado.

 

Na oportunidade, Bolsonaro disse ao governador que deu o aval do governo federal para Mato Grosso assinar o contrato de empréstimo de 250 milhões de dólares junto ao Banco Mundial. Agora, as articulações para a aprovação do empréstimo serão feitas no Senado.

 

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a Mauro Mendes, que o governo federal vai pagar uma parcela do FEX, Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações, a Mato grosso.

O Estado tem duas parcelas do FEX para receber do Governo Federal. A primeira, do ano de 2018 e a outra a 2019. Guedes garantiu o pagamento de uma parcela. A previsão é que Mato Grosso receba cerca de 450 milhões de reais referentes à parcela de 2018.

Segundo o governador Mauro Mendes, são duas grandes conquistas para o Estado e que vão ajudar no equilíbrio das contas de Mato Grosso.

Sonora Mauro Mendes 

De acordo com a equipe econômica de Mato Grosso, o novo empréstimo será melhor para o estado, porque alivia o caixa do governo, com juros menores e com o alongamento do prazo para quitação, além de evitar o pagamento de uma parcela de 146 milhões reais que vence em setembro.

O empréstimo será utilizado integralmente para pagar a dívida dolarizada contraída na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.

O Governo do Estado considera o recebimento do FEX, assim como a aprovação do empréstimo como fundamentais para a regularização do pagamento dos salários dos servidores no dia 10 de cada mês, além do pagamento do 13° salário no dia 20 de dezembro.

 

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.